data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Na próxima quarta-feira, começa a vacinação contra Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos em todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, as primeiras ações serão destinadas para o grupo prioritário das comorbidades e deficiências permanentes. As doses estarão disponíveis em oito Unidades Básicas de Saúde em dois turnos, pela manhã, das 8h às 11h30min, e pela tarde, das 13h30min às 16h.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:
- José Erasmo Crossetti - Rua Floriano Peixoto, 1752, Bairro Centro
- Kennedy - Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, s/nº, Bairro Salgado Filho
- Floriano Rocha - Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek
- Itararé - Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé
- São Francisco - Rua Santa Maria, s/nº - Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon
- Wilson Paulo Noal - Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi
- Vila Lídia - Rua Maestro Ribas Barbosa, 13 - Vila Lídia
- São José - Rua Antônio Gonçalves Do Amaral, 1.000, Bairro São José
No dia, pais e responsáveis devem levar o CPF ou cartão SUS (caso a criança não tenha, será aceito também RG ou certidão de nascimento), a caderneta de vacinação e a declaração de comorbidade assinada. O documento está disponível no site da prefeitura.
Além disso, a orientação é que seja apresentado um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com a declaração. Todos os documentos precisam ter duas vias.
Renúncia a celular e gasolina gera R$ 204 mil de economia na Câmara de Vereadores de Santa Maria
GRUPO PRIORITÁRIO
Estão incluídas no grupo prioritário as seguintes condições: obesidade grave (mais de 95%), pneumopatia, imunossupressão, doença hematológica, doença cardiovascular, doença neurológica, diabetes mellitus, entre outras (doenças renais e hepáticas).
Na última semana, a prefeitura de Santa Maria lançou um pré-cadastro para mapear quantas crianças devem receber a vacina na cidade. No total, 3.889 crianças foram cadastradas. Destes, cerca de 330 estão no grupo prioritário de vacinação desta quarta-feira.
Para agilizar o processo, equipes da Secretaria da Saúde estão contatando pais e responsáveis, conforme o pré-cadastro, para informar o local e em qual turno devem levar a criança para se vacinar.
PRIMEIRA REMESSA
O município deve receber a primeira remessa com 1.340 vacinas pediátricas entre segunda e terça-feira. Destas, 40 vão ser destinadas para crianças indígenas e quilombolas em uma ação específica. O restante vai ser utilizado no grupo prioritário.